Mostrando postagens com marcador emprego. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador emprego. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de junho de 2011

Vou mudar de emprego!

Esse sera meu segundo emprego "informático" no Canada.
Estou mudando para um salário melhor e tambem porque não me acostumei com o clima
da empresa que estou atualmente. Sou um cara que precisa gostar do ambiente em que trabalha.

Não tive muitas dificuldades para encontrar emprego aqui nem da primeira e nem da segunda vez.
Vagas para informática aqui é o que não falta.
Mas isso não impede que as exigências sejam altas e que vc seja cobrado pelo aquilo que diz saber!

Os processos de contratação aqui costumam ser longos e possuirem várias etapas.
A primeira, por telefone, é uma entrevista de RH. Vão te perguntar a quanto tempo esta aqui, seu tipo de experiência, o que vc quer da vida, suas exigências salariais, porque veio para o Canada e etc....
É muito importante que vc treine suas respostas em Francês e em Inglês.
Nunca da pra saber em qual lingua eles vão te perguntar, e é possível que eles façam perguntas nas duas linguas.

A segunda etapa do processo é uma entrevista pessoal com uma ou mais pessoas. Haverão mais perguntas pessoais, como aquela clássica "Qual o seu maior defeito?" e uma chuva de perguntas técnicas! É nessa fase que eles costumam determinar o seu nivel técnico e o nível da oferta salarial que eles vão te fazer.
A entrevista técnica é um terror! Eles pegam seu CV e passam linha por linha perguntando tudo! Por isso vai uma dica, so coloque no seu cv aquilo que vc tem certeza e que saiba explicar.
No meu cv tem algo assim "Responsável pela..... ", assim sempre escuto perguntas do tipo: "Responsavel? Então vc fazia tudo sozinho? Era vc quem tomava as decisões junto ao cliente? Se algo desse errado era a vc que eles procurariam?"

Intercaladas com as perguntas relativas ao seu passado profissional virão as perguntas teóricas ao estilo Concurso Publico.
Lembra daquelas questões que caiam na faculdade? Elas mesmo. Eu tive que estudar coisas do arco da velha para não fazer feio na entrevista.
Se voce trabalhou com banco de dados esteja pronto para responder todos os tipos de perguntas sobre bancos de dados. Mas aqui vai outtra dica importantissima: Não chute! Se vc não sabe ou não se lembra, diga! Não tem problema não saber mas eles odeiam chutes.

Outra coisa importante é que vc faça perguntas sobre a vaga oferecida, o setor, possibilidades de carreira e etc..
É primordial que voce saiba sobre a empresa! Leia o site e de uma pesquisada sobre a área de negócios da empresa.
Uma ou outra etapa da entrevista podera ser sobre "business".

As etapas seguintes costumam ser com pessoas com cargos mais altos na empresa. VP e diretores da sua área ou não. Perguntam pessoais ou técnicas. Ja fiz uma que parecia papo de buteco. Conversamos sobre o Brasil, praia sol e neve.

Esteja preparado para sair psicologicamente abalado dessas entrevistas. Algumas são feitas para ver se voce aguenta pressão com vários entrevistadores fazendo diferentes perguntas.

Ja fiz uma que era um jogo, uma simulação de uma situação de atrito entre voce, seus colegas e seu chefe. O objetivo era saber se vc sabe trabalhar em equipe e respeitar a hierarquia.

Aqui vale a máxima: Só porque estamos desesperados por um profissional da sua área não significa que pegaremos qualquer um! Há vagas que ficam meses a disposição.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Opa! Bom ou não?

Depois de um começo de ano agitado resolvi voltar a escrever no blog....
Nosso apartamento ja esta montado e deu muito trabalho fazer outra mudança! Agora eu so saio daqui amarrado! Não aguento mais carregar caixas!
O nosso bairro é ótimo! Muita area verde, pistas de corrida e bicicleta, muito silencio e fica apenas 10 minutos do centro da cidade. O unico ponto negativo é o acesso. So temos 2 linhas de onibus e nos horarios de pico eles ficam cheios. Tem um certo engarrafamento na ponte, mas pra quem veio de BH é quase ridiculo!

O meu trabalho vai bem! O povo aqui é quase bahiano mesmo! Devagar quase parando! O fato de ter sido fim de ano (natal e ferias) fez essa moleza piorar. Agora parece que a empresa vai andar! O clima é de descontração e o povo muito simpático! A palavra chave é "qualidade de vida".

Ainda estamos passando perrengue pq a Marcela não encontrou emprego. Mas temos fé que é apenas uma questão de tempo! Enquanto isso vamos torrando nossas economias! :(
Ao equilibrarmos nosso orçamento poderemos relaxar e curtir a vida canadense.

Amanhã vamos no "Montreal Auto Show" babar numas Ferraris e Porshes e tentarei postar umas fotos!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Primeiro emprego

Impressão minha ou os termômetros estão marcando -15!!

Agora é oficial! Assinei o contrato ontem e consegui meu primeiro emprego na minha área! A empresa me passou uma excelente impressão!

Vou ficar devendo um post sobre o processo de seleção que foi um verdadeiro fusilamento. Vc sai de la pensando que é um bosta!

Agora é que vai começar a correria. Começo segunda-feira que vem! Aluguei um quarto no BerriSuites mesmo apenas para a primeira semana. Enquanto isso, Marcela ficara aqui em TR para terminar o curso dela.
Ja estamos procurando apto em Montreal e o ideal é nos mudarmos até o fim do ano. Assim não pagaremos 2 alugueis ao mesmo tempo.

Estou adorando a ideia de voltar para Montreal! A cidade é demais! COm emprego então vai ser melhor ainda!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Novidades a vista

Essa semana esta sendo agitada:

Primeiro uma tempestade de neve, quase 20 cm, o suficiente para enterrar o carro ate o para-choque e eu ter que usar uma pá para poder sair. Ficarei devendo uma foto! Achei super engraçado encontrar o carro num bolo de neve, so com as portas aparecendo!

Agora que a neve passou vem uma onda de frio, os termômetros marcam -10 e com o vento, a temperatura chega a -18!! Meus recordes estão sendo batidos!

Ontem, recebi minha primeira proposta real de emprego, a empresa é muito boa e o cargo tambem. Mas como eu não tenho a chamada experiência canadense e as minhas referências são todas desconhecidas para eles, o meu salario ficou abaixo do mercado. Não posso dizer que estou surpreso pois outros imigrantes ja tinham me avisado sobre isso.

Agora vou para Montreal fazer outra entrevista em outra empresa que me interessa.

De qualquer forma, a tendência é eu aceitar a vaga e mostrar meu valor.

Então.....as novidades que estão à vista são: Eu e Marcela estaremos voltando para Montreal nas próximas semanas! Espero que a neve e a temperatura ajudem!