terça-feira, 31 de agosto de 2010

Montreal 40 graus

Estamos assando em Montreal!

Nesse momento os termômetros estão marcando 32 Graus, mas como a humidade esta na casa dos 55%, a sensação térmica é de 40 graus.

Esse deve ser o famoso "Canicule" ou onda de calor que todos sempre me falavam!

To achando que erramos o país e viemos parar no Mexico!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Nosso apartamento

Nosso novo apartamento em TR. Semana que vem mando fotos do interior do apartamento mas com o Google maps já é possivel visualizar a vizinhança. Notem que teremos como vizinhos um centro de compras com supermercados, locadoras e cafés. Itens indispensáveis para o nosso primeiro inverno rigoroso.


Agrandir le plan

Quoi

Esse fim de semana participamos de um churrasco com a galera do Quoi la no parque Agrignon. Com direito a picanha, linguiça e cerveja. Esse parque além de ser muito lindo é permitido beber e churrascar. Ficamos lá até não ser mais possivel ver as carnes.
Fica aqui um agradecimento especial ao nosso churrasqueiro profissional Sergio.
Abaixo umas fotos do fim de semana.


A foto ficou pessima. Mas e so pra desmistificar que não tem rodo em Montreal.


Churrasco


Picanha

Nosso churrasqueiro profissional.


Favela de Montreal



Porto

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Trois-Rivieres

Esse fim de semana tivemos um banho de experiencia de imigração e o prazer de conhecer pessoalmente duas pessoas maravilhosas: Maria Teresa e Henri. Nossa amiga Teresa em Trois-Rivieres que mora no Canada a 6 anos, 1 em Toronto, 6 meses em Montreal e o restante em TR nos passou toda sua experiencia e nos colocou em contato com outros brasileiros que la vivem. Ouvimos os casos de sucessos e aqueles outros que ninguem fala, os de fracasso! Apos escutar tudo foi MENOS DIFICIL tomar nossa decisão de começar nossa vida em TR!

A balança sempre pesou para 2 lados: tentar a vida em Montreal com um custo de vida maior ( mais riscos) mas com possibilidade de arrumarmos emprego so com nosso ingles. E ir aprimorando o nosso frances com os cursos fornecidos pelo governo. Alem disso, poderiamos desfrutar de toda riqueza cultural da cidade. OU, irmos para TR, aonde os custos são bem menores, fazer o curso de frances da faculdade e ir procurando trabalho. Como TR é só francofono nosso ingles não serveria para nada. E por ser uma cidade menor, as oportunidades tambem são menores. E ainda não desfrutariamos da cultura de Montreal.

Como todos a nosso redor nos dizem, somos o perfil quase ideal para tentar emprego em Montreal ou outra cidade do Canada. Somos jovens, analistas de sistemas, com experiencia, certificações e falamos Inglês! E sempre escutamos que o nosso frances básico (na verdade seria o MEU frances basico) não seria problema para arrumarmos um emprego.

Entretanto tiramos com esses 10 dias aqui outras conclusões.

O frances, muito bem falado, é imprencindivel! Em TR mais. Mas em Montreal tambem! Se vc quer ganhar bem, desfrutar da cidade, ajuntar um dinheiro e realizar seus sonhos materiais, VC TEM QUE FALAR FRANCES!

- "Ha...mas fulaninho conseguiu um emprego sem falar nada!" Ele que levante as mãos e agradeça! Eu? Prefiro não correr esse risco!

- "...mas vc pode ir pra Montreal, fazer o curso do MIC e gastar pouco com a ajuda que o governo te dá..." Pode. Mas vc vai morar mal, num bairro ruim ou vc vai torrar suas economias! Ha não ser, é claro, que vc venha com $100.000,00 para torrar! Conhecemos tambem um casal que ficou 2 anos em Montreal, comendo o pão que o diabo amassou, trabalhando de madrugada, ganhando pouco e vivendo mal! Eu não quero isso pra mim! Sai da minha cidade para melhorar de vida e não piorar!

Então vamos a TR.

O que ouvimos:
Cidade com 120 mil habitantes, com tudo que vc imaginar. 3 shoppings, varias locadoras, 3 cinemas cineplex, IMAX projetado pro ano que vem, autodromo, competições de NASCAR, 5 campos de golfe (???), varios pubs e restaurantes. A universidade, UQTR, possui uma excelente reputação nos seus cursos e existe a otima oportunidade de bolsa. A cidade oferece oportunidades para todas as areas, desde que vc fale frances. A comunidade recebe bem os imigrantes.

O que vimos:
A cidade é bem melhor do que esperavamos! Arrumada, simpatica, com bairros ricos e pobres e muito, mas muito maior do que esperavamos! E realmente tem tudo!

A UQTR é maravilhosa. O campus é fantastico. Fomos super bem recebidos la. Fizemos a inscrição e enviaremos nossa aplicação para a bolsa (Pret-et-Bourse).
Dentro da universidade tem um centro de treinamento fisico que nunca vi igual. São 8 ginasios, 2 piscinas (1 olimpica), sala de musculação enorme com pista de corrida interna!
Preço simbolico para estudantes: Por $18 por mes vc podera fazer qualquer modalidade em qualquer horario!!

Muito facil de arrumar casa para alugar! Casas boas, novas, grandes e baratas! 1/3 do preço de Montreal!
A bolsa da faculdade existe e parece ser bem facil de conseguir. $750 por pessoa. Com 1500 do casal vc vive facil aqui! Bobear ainda economiza!

A primeira parte do curso são 3 meses. Aulas todos os dias de 08:30 a 11:30. Ja me falaram que é puxado! Provas todas as sextas algumas com apresentações orais!

Se vc pedir, a faculdade podera te dar $2000,00 para comprar um computador. Vc tem que comprar 1, mas não precisa gastar os 2 mil. Pode comprar um de 500 e ficar com o troco! Os estudantes fazem isso e com o troco compram um carro! Com 3000 da pra comprar um Hyndai 2002.....

Alugamos nosso apto, fomos numa outlet de moveis e compramos nosso colchão King Size!

Nos mudaremos no proximo dia 04/09. Temos que pintar nosso apto. O dono dara as tintas mas nós é que temos que pintar.

Depois conto sobre o strategie-carriere.Centro de procura de empregos de TR! Aonde senti pela primeira vez toda a tão falada ajuda do governo!

Aqui vão algumas fotos da cidade!


TR Ouest

DJ no porto
Marcela e Teresa


Parte antiga da Cidade


quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Primeiros dias e primeiras visitas

Hoje faz uma semana que estamos aqui e já demos os primeiros passos para começar a nossa vida canadense: solicitamos os documentos que precisamos ter, abrimos uma conta no banco e marcamos um encontro com o centro de imigracão para tratarmos do curso de francês e da busca de empregos. Em paralelo, estamos cadastrando nossos currículos nos sites de emprego, procurando apartamento pra alugar e fazendo turismo. Estamos muito felizes por estar aqui, mas também bastante cansados e com bolhas nos pés de tanto andar... Felizmente temos amigos que já moram aqui em Montreal há algum tempo, Evandro e Sirléia, que estão nos dando dicas valiosas.

Nossas primeiras visitas vieram em tempo récorde: Regina (minha prima) e Raphael (meu irmão) chegaram 2 dias depois da gente e foi super legal conhecer a cidade junto com eles. Eles estavam trabalhando nos EUA e deram um pulinho aqui antes de voltar pro Brasil. Chique, né?

Seguem algumas fotinhas... Até mais!!
Fachada do nosso ap temporário
Olga, eu, João e Rê na estação do metrô


Biosfera

Boxes do circuito de Fórmula 1 de Montreal

Sirléia, Rafa, eu e João no bar (esqueci o nome...)

Rafa no parque La Ronde

sábado, 14 de agosto de 2010

Nous sommes arrivés!!

Ola pessoal! Chegamos em Montreal finalmente!

A viagem foi ótima! A AirCanada esta de parabens! Não deu nem onda! Fiquei vendo os filmes e bebendo vinho tinto a viagem inteira! Quando fui ver ja era tarde demais para tomar o remédio para dormir. Os filems foram Iron Man 2, Shrek 3 e Hot Tub Time Machine.

As partes aeroportuàrias foram super tranquilas. Parece que ninguem nem tocou nas nossas malas, eu passei com goiabada e pé-de-moleque na mochila sem nenhum problema. A Tam deu uma encrespada no inicio da viagem mas bastou uns dois berros do meu pai na orelha da atendente para ela resolver tudo rapidinho!

Pegamos um taxi com motorista haitiano e fomos travando nossa primeira batalha em francês. Entendi quase tudo, puxei papo, acho que ele entendeu alguma coisa do que eu disse e chegamos no BerriSuites.

O Beri é como esta nas fotos do site. Quarto grande, sem luxos, cama enorme, cozinha pequena pra quebrar um galho, banheiro minusculo com um chuveiro bom e a gerente Nathalie tem nos atendido sempre que precisamos. Ponto negativo: subir 2 andares de escadas carregando sozinho 160 kilos. Ponto positivo: super bem localizado! Não precisamos pegar nem um onibus ou Metro para fazermos a parte burocrática inicial e rodarnos o centro!

Primeiras impressões:
1. Montreal é demmmmmmmmmmmaaaaaaaaaaaiiiiissssssss!! Linda! Agitada! Cheio de lugares para conhecer! Opções infinitas de laser e cultura! Paixão a primeira vista! Não quero arredar o pé daqui! Para quem gosta de vida agitada aqui parece ser o lugar. Na minha opinião deixou Sidney no chinelo.

2. Cidade bilingue mesmo! Alguns lojistas te atendem com um "Bonjour" seguido de um "Hi"! Ou seja, escolha o idioma! Eu começo em frances e se o cara não entendeu eu falo em inglês. Até mimica ja rolou!

Depois posto umas fotos pois tenho que sair!

Abraços,

João

domingo, 8 de agosto de 2010

Despedidas com a família

Para despedir da família foram dois almoços. O primeiro no sítio da Tia Neidinha com o pessoal da minha família e muito frango ao molho pardo (vou sentir tanta saudade disso...) e o segundo na casa da minha sogra, Dona Arminda, com a família do João e uma deliciosa bacalhoada preparada pela Iria. Tudo de bom!Despedidas feitas, agora é fechar de vez as malas. O próximo post já vou escrever de Montreal!! E que venha a vida nova!


Mariana, Ian, Tia Nedinha e Luciana
Povo comendo arroz doce no sítio
Família Matta Machado reunida
Larinha e Raíssa

Dona Cici e João


domingo, 1 de agosto de 2010

Despedida com os amigos do colégio Einstein

Fim de semana delicioso na casa do amigo Fábio. Estava um frio de matar, mas a lareira e a beira do fogão ajuaram a aquecer. André, Fabiana, Rodrigo e Renata nos preparam refeições fantásticas. Agradecemos ao Fábio e à Mariângela que disponibilizaram a casa para essa despedida e a todos os amigos e respectivas esposas que estiveram lá para nos dar força e tentar nos fazer chorar..hehehe. Ainda não deu, quem sabe no aeroporto?

O Fábio colocou na roda sua coleção de whiskies finos.

Maria, João e Fábio

Aulinha de culinária com o André.

Hora do jantar (02:30 da manhã...).

Fábio devorando a obra de arte do André.
Tio Du, João, Marcelo, Gustavo e Fábio na varanda.
Renata e Rodrigo arrasando no karaokê do playstation.

Partida de buraco - eu e a Luisa ganhamos! :-)