terça-feira, 14 de junho de 2011

Vou mudar de emprego!

Esse sera meu segundo emprego "informático" no Canada.
Estou mudando para um salário melhor e tambem porque não me acostumei com o clima
da empresa que estou atualmente. Sou um cara que precisa gostar do ambiente em que trabalha.

Não tive muitas dificuldades para encontrar emprego aqui nem da primeira e nem da segunda vez.
Vagas para informática aqui é o que não falta.
Mas isso não impede que as exigências sejam altas e que vc seja cobrado pelo aquilo que diz saber!

Os processos de contratação aqui costumam ser longos e possuirem várias etapas.
A primeira, por telefone, é uma entrevista de RH. Vão te perguntar a quanto tempo esta aqui, seu tipo de experiência, o que vc quer da vida, suas exigências salariais, porque veio para o Canada e etc....
É muito importante que vc treine suas respostas em Francês e em Inglês.
Nunca da pra saber em qual lingua eles vão te perguntar, e é possível que eles façam perguntas nas duas linguas.

A segunda etapa do processo é uma entrevista pessoal com uma ou mais pessoas. Haverão mais perguntas pessoais, como aquela clássica "Qual o seu maior defeito?" e uma chuva de perguntas técnicas! É nessa fase que eles costumam determinar o seu nivel técnico e o nível da oferta salarial que eles vão te fazer.
A entrevista técnica é um terror! Eles pegam seu CV e passam linha por linha perguntando tudo! Por isso vai uma dica, so coloque no seu cv aquilo que vc tem certeza e que saiba explicar.
No meu cv tem algo assim "Responsável pela..... ", assim sempre escuto perguntas do tipo: "Responsavel? Então vc fazia tudo sozinho? Era vc quem tomava as decisões junto ao cliente? Se algo desse errado era a vc que eles procurariam?"

Intercaladas com as perguntas relativas ao seu passado profissional virão as perguntas teóricas ao estilo Concurso Publico.
Lembra daquelas questões que caiam na faculdade? Elas mesmo. Eu tive que estudar coisas do arco da velha para não fazer feio na entrevista.
Se voce trabalhou com banco de dados esteja pronto para responder todos os tipos de perguntas sobre bancos de dados. Mas aqui vai outtra dica importantissima: Não chute! Se vc não sabe ou não se lembra, diga! Não tem problema não saber mas eles odeiam chutes.

Outra coisa importante é que vc faça perguntas sobre a vaga oferecida, o setor, possibilidades de carreira e etc..
É primordial que voce saiba sobre a empresa! Leia o site e de uma pesquisada sobre a área de negócios da empresa.
Uma ou outra etapa da entrevista podera ser sobre "business".

As etapas seguintes costumam ser com pessoas com cargos mais altos na empresa. VP e diretores da sua área ou não. Perguntam pessoais ou técnicas. Ja fiz uma que parecia papo de buteco. Conversamos sobre o Brasil, praia sol e neve.

Esteja preparado para sair psicologicamente abalado dessas entrevistas. Algumas são feitas para ver se voce aguenta pressão com vários entrevistadores fazendo diferentes perguntas.

Ja fiz uma que era um jogo, uma simulação de uma situação de atrito entre voce, seus colegas e seu chefe. O objetivo era saber se vc sabe trabalhar em equipe e respeitar a hierarquia.

Aqui vale a máxima: Só porque estamos desesperados por um profissional da sua área não significa que pegaremos qualquer um! Há vagas que ficam meses a disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário